BOOKPartners na Flip 2017

destaque-site-BOOK

Carlos Henrique de Carvalho Filho é um empreendedor nato, aos 20 anos de idade, estudante de Direito na capital paulista, assumiu os negócios da família depois do  falecimento do pai. Era o começo dos anos 90 e a Editora Revista dos Tribunais, na época com mais de 80 anos de tradição e quase 70 funcionários, ficou nas mãos do jovem empresário, também principal acionista. Duas décadas depois, a Editora saltou para quase 300 colaboradores; de 1 livraria passou para 42 unidades; ganhou 6 Prêmios Jabuti; o sistema de distribuição foi renovado,  criaram-se produtos voltados ao segmento universitário e a Editora foi pioneira em um serviço de consulta jurídica on-line no País. A  nova virada veio em 2010, com a venda da editora a um importante grupo multinacional. Carlos Henrique Carvalho Filho manteve a  VérticeBooks, que existia desde 2006 voltada à distribuição de livros, dando início a holding BOOKPartners. Apaixonado e conhecedor do setor livreiro, nesses 30 anos, o empresário realizou novos projetos, investiu e adquiriu marcas renomadas, tornando a BOOKPartners referência no mercado editorial brasileiro e internacional.

Programação

QUARTA-FEIRA, 26/7

18h30 – 20h30
Happy Hour da Metabooks e Frankfurt Book Fair
A primeira atividade da Casa PublishNews é um coquetel para os profissionais do mercado editorial que já estejam em Paraty logo na abertura da Flip. Trata-se de um happy hour mais intimista, regado com boa cerveja e bons papos, para dar o primeiro gostinho do que virá nos dias a seguir. A empresa de metadados Metabooks, ligada à Feira de Frankfurt, é quem patrocina este evento.


QUINTA-FEIRA, 27/7

11h30 – 12h30
Mesa 1 – Livros que viajam
Quais os desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira ao exterior? Como poderíamos aumentar o interesse estrangeiro e o número de traduções? Quais as melhores práticas para editores que queira vender direitos de tradução de seu catálogo? Esta e outras perguntas serão debatidas na mesa inaugural da Casa PublishNews.

  • Marifé Boix, Feira de Frankfurt
  • Leonardo Tonus, Universidade Paris-Sorbonne
  • Luiz Álvaro de Menezes, Câmara Brasileira do Livro

Mediação: Simone Paulino, Editora Nós

14h – 15h
Mesa 2 – Pensando fora da Amazon
Muito se fala da Amazon, mas a verdade é que o mercado de livros é muito mais amplo do que sugere a vã filosofia de Seattle. Nesta mesa, os convidados vão mostrar e abordar o que outras empresas estão fazendo com sucesso tanto no Brasil como no exterior. E ainda apresentarão oportunidades para editores, livreiros e outros profissionais do livro.

  • Camila Cabete, Kobo
  • Cindy Carvalho, Bookwitty
  • Raphael Secchin, Bibliomundi

Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews

15h – 16h
Mesa 3 – Aqueles esses: Sesc, Sesi, Senac e Senai na edição de Livros
Qual o papel de entidades como Sesc, Sesi, Senac e Senai na produção editorial brasileira? Qual é a estratégia editorial destas organizações e como ela difere de editoras comerciais? Como são construídos catálogos a partir destas estratégias? Estas e outras questões serão abordadas nesta mesa.

  • Rodrigo Faria e Silva, Sesi-SP Editora e Senai
  • Marcos Lepiscopo, Edições Sesc São Paulo
  • Jeane Passos, Editora Senac São Paulo

Mediação: Leonardo Neto, PublishNews

16h30 – 17h30
Mesa 4 – A arte de fazer de livros
A indústria gráfica, a indústria de papel e as empresas de produção editorial possuem uma função fundamental na cadeira do livro. E são os bastidores da impressão, do papel e da criação que serão revelados nesta mesa, sempre abordando os desafios e oportunidades presentes do mercado do livro no Brasil. Os convidados também falarão da surpresa que prepararam para a Flip.

  • Luis Carlos Lopes, RR Donnelley
  • Silvia Rebello, BR75
  • Tayla Monteiro, International Paper

Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews

18h – 18h30
Mesa 5 ­– ‘Papo de Boteco’ com Eduardo Alves da Costa
Aos 81 anos, o escritor do clássico No caminho, com Maiakóvski inaugura o “Papo de Boteco” da Casa PublishNews e abre os trabalhos de nosso primeiro happy hour. Atualmente vivendo em Paraty e autor da Editora Sesi-SP, onde publicou Chongas, Eduardo Alves da Costa será recebido por seu editor, Rodrigo Faria e Silva.

  • Eduardo Alves da Costa, escritor paratiense

Mediação: Rodrigo Faria e Silva, Editora Sesi-SP e SENAI

18h30 – 20h30
Happy Hour do Avena
A International Paper convida a todos os profissionais do livro e da palavra presentes em Paraty para um encontro divertido e informal, regado com uma boa cerveja gelada. Esta é a hora em que a Casa PublishNews se torna o ponto de encontro obrigatório do mercado editorial na Flip e a fabricante do papel Chambril e Chambril Avena não poderia ficar de fora. Venha rever os amigos, criar outros e bater um papo com a gente!


SEXTA-FEIRA, 28/7

11h30 – 12h30
Mesa 6 – Estatística também é literatura: os números do mercado
Poucos anos atrás, as estatísticas sobre o mercado do livro no Brasil eram escassas e de qualidade questionável. Ao longo dos últimos anos isto mudou graças aos profissionais da Fipe e Nielsen, apoiados por entidades como o SNEL. Então resolvemos juntar todo mundo para um bate-papo divertido sobre os números do livro no Brasil

  • Mariana Bueno, Fipe
  • Ismael Borges, Nielsen Bookscan
  • Marcos Pereira, SNEL

Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews

14h – 15h
Mesa 7 – As velhas novas tendências: POD, e-books & afins
Há tempos que ouvimos que o e-books, o POD e o audiolivro vão revolucionar o mercado de livros. Mas, no Brasil, estas três áreas ainda estão começando e longe de um desenvolvimento completo, Afinal, estas tendências são parte do passado ou parte do futuro? E quais as oportunidades elas trazem para editores e livreiros? Este será o tema principal desta mesa.

  • Carlos Henrique de Carvalho Filho, BookPartners
  • Raphael Secchin, Bibliomundi
  • Eduardo Albano, Ubook

Mediação:  Bruno Mendes, #coisadelivreiro

15h – 16h
Mesa 8 – Lista dos mais vendidos: como eu cheguei lá
Na entrega do Prêmio Avena PublishNews, em março, ficou um gostinho de “quero mais” quando o Leonardo Neto encerrou o bate-papo com marqueteiros do setor sobre livros mais vendidos. Resolvemos então, retomar a conversa e falar de novo sobre a eterna busca por emplacar livros nas listas.

  • Bruno Zolotar, Record
  • Gerson Ramos, Planeta
  • Daniela Kfuri, Harpercollins Brasil

Mediação: Leonardo Neto, PublishNews

16h – 17h
Mesa 9 – “Descobertabilidade” – ou a arte de encontrar o livro da capa azul
A revolução digital permitiu que quase todos os livros do mundo estejam ao alcance de um clique. Mas com tantos livros sendo publicados diariamente, fazer com que o livro certo chegue ao leitor certo se transformou em um grande desafio. Assim, a questão da “descobertabilidade” – algo na linha de como fazer com que os livros apareçam no radar de seu público-alvo – tornou-se fundamental.

  • Ricardo Costa, Metabooks
  • Viviane Lordello, Skoob
  • Jorge Sette, Bookwitty
  • Marcelo Gioia, Bookwire

Mediação:  Bruno Zolotar, Record

18h – 18h30
Mesa 10 ­– ‘Papo de Boteco’ com Jacques Fux
Nosso segundo papo de boteco será com Jacques Fux, convidado oficial da Flip. O matemático e escritor mineiro, autor de Meshugá, vai bater um bate-papo com o editor do PublishNews Leonardo Neto, antes de tomar uma cerveja com a gente.

  • Jacques Fux, escritor

Mediação: Leonardo Neto, PublishNews

18h30 – 20h30
Happy Hour do Avena
A International Paper convida a todos os profissionais do livro e da palavra presentes em Paraty para um encontro divertido e informal, regado com uma boa cerveja gelada. Esta é a hora em que a Casa PublishNews se torna o ponto de encontro obrigatório do mercado editorial na Flip e a fabricante do papel Chambril e Chambril Avena não poderia ficar de fora. Venha rever os amigos, criar outros e bater um papo com a gente!


SÁBADO, 29/7

11h30 – 12h30
Mesa 11 ­– Eventos e ventos literários: um giro pelo Brasil passando por Paris
Muito se fala sobre a Flip e as Bienais do Livro, mas a verdade é que existe muita coisa feita fora do eixo Rio-São Paulo pelo Brasil e pelo mundo afora. Nesta mesa, poderemos conhecer alguns destes eventos e descobrir os desafios e oportunidades que eles geram.

  • Fabiane Burlamaque, Jornada de Passo Fundo
  • Rogério Robalinho, Bienal de Pernambuco
  • Carlito Lima, Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar)
  • Afonso Borges, Fliaraxá
  • Leonardo Tonus, Primavera Literária de Paris

Mediação:  Leonardo Neto, PublishNews

14h – 15h
Mesa 12 ­– Reconhecendo quem reconhece: os prêmios literários brasileiros
As premiações literárias têm um papel fundamental na produção editorial, ao reconhecer o talento de escritores, sejam eles novatos ou consagrados. Nesta mesa, o papo vai ser sobre a importância, desafios dos prêmios literários, e sobre quais são os elementos que não podem faltar em uma premiação.

  • Luiz Armando Bagolin, Jabuti
  • Sandra Espilotro, Prêmio São Paulo de Literatura
  • Paula Fábrio, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura
  • Henrique Rodrigues, Prêmio Sesc de Literatura
  • Ricardo Garrido, Prêmio Kindle de Literatura

Mediação: Raquel Cozer, Editora Planeta

15h – 16h
Mesa 13 – Enquanto isso em Brasília: o livro e as políticas públicas
Dois projetos de lei em tramitação no Congresso abordam as políticas públicas do livro e da leitura. Um trata da Lei do Preço Fixo. Outro da “Lei Castilho”, que quer instaurar a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). Estes projetos e a estratégia de política pública atualmente em vigor no Ministério da Cultura serão os temas que nortearão esta conversa.

  • Senadora Fátima Bezerra
  • Luís Antonio Torelli, CBL
  • Cristian Brayner, Ministério da Cultura

Mediação: Volnei Canônica, Quindim

16h30 – 17h30
Mesa 14 – Ao vivo e a cores: os colunistas do PublishNews

Os colunistas do PublishNews presentes em Paraty são os convidados deste bate-papo descontraído onde vale qualquer assunto ligado ao livro. É sua chance de conhecer nossos articulistas ao vivo.

  • Camila Cabete, Kobo
  • Henderson Fürst, Grupo GEN
  • André Palme, #coisadelivreiro
  • Bruno Mendes, #coisadelivreiro
  • Volnei Canônica, Quindim
  • Daniela Kfuri, HarperCollins
  • Julio Silveira, Ímã Editorial

Mediação:  Leonardo Neto, PublishNews

18h – 18h30
Mesa 15 ­– ‘Papo de Boteco’ com os Jovens Talentos
A última mesa do evento convida os vencedores do Prêmio Jovens Talentos de 2015 e 2016 para uma conversa informal sobre o que eles vêm criando, inovando e publicando neste mercado afora. Mais uma vez, o papo será eclético e sobre tudo um pouco.

  • João Varella, Lote 42
  • Lilia Zambon, Companhia das Letras
  • Gustavo Faraon, Dublinense
  • Joana de Conti, Bookwire

Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews

18h30 – 20h30
Happy Hour RR Donnelley: porque a última impressão é a que fica
Esta é a última chance para tomar uma cerveja no principal ponto de encontro do mercado editorial em Paraty. Desta vez, quem convida todos para uma grande confraternização e networking é a gráfica RR Donnelley. Antenada no mercado editorial e focada na excelência da produção de livros, a RRD sabe que a última impressão é a que fica, e fez questão marcar presença em nosso último happy hour.

* Programação sujeita a alteração

Fonte: http://www.publishnews.com.br/paginas/flip17-programacao

 

Deixe um comentário


  • *